A PSICOLOGIA: Uma realidade para o nosso dia a dia

Houve um tempo em que circulava em meio à sociedade uma idéia equivocada de que 'Psicólogo era para loucos'. Pensava-se que ao receber uma indicação ou sugestão para buscar por atendimento psicológico, era o mesmo que estar sendo diagnosticado com algum tipo de loucura. Havia uma resistência para se fazer uso do saber psicológico. Quando realmente a pessoa se encontrava em uma situação em que não se podia negar a necessidade de ajuda, isto era feito de forma bem discreta.

Atualmente esta resistência tem perdido força e a busca por atendimento terapêutico tem proporcionado à psicologia clínica a oportunidade de demonstrar seus benefícios para os pacientes que a procuram. A psicologia clínica é o fazer mais conhecido dentre as áreas da ciência psicológica.

O trabalho do psicólogo clínico é ajudar a pessoa a se conhecer melhor e consequentemente a lidar com seus anseios e sentimentos de forma mais tranquila e saudável. Para isto é necessário: Escutar cada paciente, ouvir suas histórias e a partir daí estabelecer um diagnóstico que o oriente em busca de alívio emocional.

Na abordagem clínica a atuação do psicólogo é de um mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala.

Na clínica se trabalha com as mais diferentes questões, desde que se constitua uma crise para o paciente. Toda queixa trazida ao consultório, merece a atenção e empenho do profissional para ser trabalhada.

Na compreensão da questão que provocou a crise e na resolução desta, podemos constatar que se estabelece uma situação melhor no relacionamento com a sociedade, com a família e consigo mesmo, promovendo então, um equilíbrio com seus pensamentos, desejos e sentimentos.

Ter dúvidas, dificuldades de compreender certas situações ou sentir desanimado é perfeitamente normal para qualquer ser humano. Mas quando estes sentimentos passam a ser frequente, impedindo a realização de tarefas simples, dificultando a resolução de problemas, fazendo com que você passe a postergar suas decisões, esta é uma evidência que você pode estar diante de um problema que merece sua atenção.

Nos dias atuais a vida tem se tornado cada vez mais dinâmica, nos levando a assumir mais e mais responsabilidades, tomar decisões a todo instante, em muitos casos sendo pressionados a ter sempre resultados positivos. Há momentos em que nos deparamos com resultados indesejados e nem sempre estamos preparados para lidar com as frustrações. Isto pode dar início a uma crise. Querendo ou não precisamos lidar com ela.

Buscar por ajuda de um psicólogo com o qual se sinta bem confortável, para organizar suas questões e sentimentos, fará toda a diferença para enfrentar qualquer tipo de crise em qualquer área da vida.

O atendimento psicológico tem sido um suporte eficiente e necessário para todo ser humano em qualquer momento de sua existência..

Obs:- Este artigo foi publicado na Revista de Itaquera - http://www.revistadeitaquera.com.br

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar>>
Blog