ATENDIMENTO PSICOLÓGICO: QUANDO DEVO PROCURAR?

O mundo está mudando. É muito comum ouvirmos esta frase e concordarmos com ela. De fato, estamos diante de muitas mudanças, muitas conquistas, muitas transformações. Na verdade são os resultados que os homens ousaram requerer para a humanidade, sendo algumas mudanças boas, outras não tão boas assim e outras nos conduzindo a um retrocesso de vida.

Diante de tantas mudanças, como lidar com elas? Elas geralmente chegam e nos pegam despreparados, provocando aquela sensação de incomodo, pedindo-nos espaço para acomodar-se. Normalmente ela invade nosso espaço, quebra nossa rotina, desorganiza nossa vida, desordena nosso equilíbrio.

As mudanças podem chegar de muitas formas. Podem vir através de uma conquista almejada, mas que no decorrer do processo de transição para a nova realidade que surge com a conquista, descobrimos que não estamos dando conta das questões emergentes na nova situação. Elas também podem vir em forma de crise, ou seja, um desastre, uma doença em família, um prejuízo financeiro, uma perda significativa e muito mais.

Quando estamos diante de situações como estas é comum, mergulharmos em muitos questionamentos, surgindo dúvidas, incertezas quanto às decisões tomadas. Geralmente nestes momentos, recorremos a amigos, pessoas próximas, para desabafar, buscar orientação e infelizmente, este é aquele momento que raramente encontramos a ajuda que precisamos.

Talvez este possa ser o momento ideal para procurar por uma ajuda profissional, porque conversar com um amigo pode ser de suma importância no primeiro momento, mas a ajuda psicológica pode ampliar seus horizontes.

Na psicoterapia temos a oportunidade de experimentar um diálogo diferenciado, encontrar um modo de tratarmos nossas questões e problemas de forma diferente de quando conversamos com alguém das nossas relações pessoais, pois contamos com um profissional especializado, não só nas questões e problemas humanos, mas também no modo de relação favorável ao processo de autoconhecimento e às transformações desejáveis. Contamos com a capacidade de compreensão e acolhimento por parte do psicoterapeuta, que é fundamental para entendermos melhor o que está ocorrendo conosco.

A psicoterapia é um caminho de autoconhecimento privilegiado em que o sentido daquilo que vivemos pode ir se descortinando e a consciência se expandindo, proporcionando tanto uma maior compreensão do que não está bom, quanto do que podemos fazer para mudar e avançar na vida, abrindo-se para o que é bom e faz sentido segundo os critérios de cada pessoa.

A psicoterapia é provavelmente a prática de cuidado e transformação de si mais difundida na psicologia. Além de ajudar a clarear o que, em nosso modo de ser, vem gerando sofrimento e limitando a vida, a psicoterapia também nos abre a possibilidade de experimentarmos outros modos de ser, talentos e potenciais, mais alinhados com a verdade de cada um.

Por causa disso, muitas pessoas acabam encontrando na psicoterapia não só uma forma de reduzir o sofrimento, mas também um caminho de desenvolvimento pessoal, um modo de seguir aprimorando-se na vida de acordo com seus interesses e necessidades.

Portanto , quando a crise se apresentar, não demore, procure por ajuda profissional, pois esta pode ser uma oportunidade de se descobrir, de experimentar novas vivências.

Pense nisto, a psicologia está ai, ela é para você. É neste intuito que ela vem crescendo e se multiplicando, se alicerçando em conhecimentos e práticas cada vez mais elaboradas visando o bem estar do indivíduo.

Espero que este artigo te seja útil ou quem sabe, alguém próximo a você está precisando de uma orientação. Já pensou em você se tornar a ponte para esta ajuda ?

Por hoje é só. Até o mês que vem.

Obs:- Este artigo foi publicado na Revista de Itaquera - http://www.revistadeitaquera.com.br

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar>>
Blog